Programa Interno em Mudanças Climáticas (PMCL)

Gerente do Programa: José Antonio Marengo Orsini

Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Metas Físicas

1 - Desenvolver até 2015 o Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global.



SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Desenvolver os modelos componentes da versão global do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).20 simulações numéricas para testar o desempenho do MBSCG na América do Sul realizadas. Foram realizadas simulações com o modelo de superfície do MBSCG - 9 simulações de 100 anos. As simulações para testar o desempenho do MBSCG na América do Sul não foram realizadas, pois há a necessidade de acoplar o modelo de superfície do MBSCG, atividade esta em desenvolvimento.
1.02 - Desenvolver os modelos componentes da versão regional do modelo brasileiro do sistema terrestre (RESM).-
1.03 - Integrar os modelos e gerar cenários climáticos de longo prazo e estudos de impactos, vulnerabilidades e adaptação.i) Simulações com o MBSCG (Modelo Brasileiro do sistema Climático Global), fase de continuação das rodadas dos modelos; ii) Simulações com o HadGEM2-INPE-ES ( Modelo Climático Inglês com componentes do MBSCG, que representa a Contribuição do INPE para o IPCC 5o Relatório) - fase - modelo sendo rodado. Período de execução pretendido: Dez/1859 a Dez/2005. Os modelos estão sendo executados. Período completado: Dez/1859 a Mar/1886. A estimativa de término da execução é final de Setembro de 2012.
1.04 - Desenvolver estudos e análises dos cenários de mudanças climáticas para subsídio a políticas públicas e planejamento estratégico.1 relatório Científico produzido. Os relatórios não foram produzidos.
1.05 - Desenvolver avaliações integradas de clima, vulnerabilidade e impactos segundo os moldes do IPCC para o Brasil.-
1.06 - Disseminar resultados científicos da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.Reuniões internas de coordenação e apresentação de resultados dos componentes do INCT para MC e REDE CLIMA realizadas. Divulgação dos resultados obtidos pelas diferentes sub-redes e subprojetos na revista online CCST Informa (de divulgação quinzenal). Atividades de popularização científica foram realizadas no colégio Engenheiro Juarez Wanderley, do Instituto Embraer. Finalização do relatório do INCT para MC a ser impresso no mês de abril.
1.07 - Desenvolver esquemas de vegetação e uso da terra no Brasil para mudanças climáticas.Tipos de vegetação e principais usos da terra das diferentes regiões do Brasil, compatíveis com as classes de vegetação utilizadas pelo modelo Superfície do MBSCG definidos. Elaboração de mapa de vegetação natural compatível com as classes (tipos de vegetação) usadas pelo modelo de superfície do MBSCG, com incorporação de informações atualizadas no bioma Cerrado.
1.08 - Desenvolver pesquisa em climatologia do Atlântico Tropical e Sul com rede de boias ancoradas do projeto PIRATA.Reunião do Subcomitê de Logística e Operações do Projeto PIRATA-BR realizada. Foi realizada uma pré-reunião da reunião do Subcomitê de Logística e Operações do Projeto PIRATA-BR, em Cachoeira Paulista, dia 13 de março de 2012, na qual foram tratados os desenvolvimentos necessários para a próxima campanha oceanográfica PIRATA/BR 2012 e a estratégia observacional do CO2 marinho pelo projeto.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Desenvolver os modelos componentes da versão global do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).i) Versão 1.0 do código do modelo de Superfície do MBSCG disponibilizada; ii) Workshop da componente de Superfície do MBSCG realizado; iii) Treinamento do código do modelo de Superfície do MBSCG realizado. Resultados não alcançados: i) Versão 1.0 do código do modelo de Superfície do MBSCG disponibilizada; ii) Workshop da componente de Superfície do MBSCG transferido para o segundo semestre de 2012; iii) Treinamento do código do modelo de Superfície do MBSCG transferido para o segundo semestre de 2012 junto com o Workshop (item 2).
1.02 - Desenvolver os modelos componentes da versão regional do modelo brasileiro do sistema terrestre (RESM).Testes iniciais do acoplamento do Modelo de Vegetação Dinâmica no Modelo Regional ETA realizados. 25 testes iniciais do acoplamento do Modelo de Vegetação Dinâmica no Modelo Regional ETA foram realizados.
1.03 - Integrar os modelos e gerar cenários climáticos de longo prazo e estudos de impactos, vulnerabilidades e adaptação.i) Simulações com o MBSCG - fase de continuação das rodadas; ii) Simulações com o HadGEM2-INPE-ES - fase de rodadas finalizadas. Resultados não alcançados: Os modelos estão sendo executados. Período completado: Dez/1859 a Mar/1930. A estimativa de término da execução é final do terceiro ou quarto trimestre (entre setembro dezembro 2012).
1.04 - Desenvolver estudos e análises dos cenários de mudanças climáticas para subsídio a políticas públicas e planejamento estratégico.1 relatório Científico e 1 artigo científico produzidos. Artigo científico ainda em preparação e deverá ser submetido a meados de agosto.
1.05 - Desenvolver avaliações integradas de clima, vulnerabilidade e impactos segundo os moldes do IPCC para o Brasil.Sumários Executivos do Grupos I, II e III do PBMC (IPCC Brasil) apresentados na Conferência Rio+20. Grupos de trabalho 2 e 3 do PBMC ainda não terminaram os sumários e deverão estar prontos para o quarto trimestre de 2012.
1.06 - Disseminar resultados científicos da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.Reuniões internas de coordenação e apresentação de resultados dos componentes do INCT para MC e REDE CLIMA realizadas. Duas reuniões realizadas neste período, e apresentação de materiais da Rede Clima e INCT Mudanças Climáticas na Rio+20.
1.07 - Desenvolver esquemas de vegetação e uso da terra no Brasil para mudanças climáticas.Mapas atualizados da cobertura e usos da terra do Nordeste do Brasil compatíveis com o modelo de superfície do MBSCG elaborados. Mapas atualizados da cobertura e usos da terra do Nordeste do Brasil - em fase de compatibilização com o modelo de superfície do MBSCG.
1.08 - Desenvolver pesquisa em climatologia do Atlântico Tropical e Sul com rede de boias ancoradas do projeto PIRATA.i) Equipamentos e sensores da Rede PIRATA de boias ancoradas importados; base de dados de hidrografia do Projeto PIRATA-Brasil publicado; ii) Artigo científico envolvendo dados do Projeto PIRATA redigido. Marcada reunião do Comitê Nacional do Projeto PIRATA Brasil para os dias 30-31 de julho de 2012. Realizada pesquisa de mercado e contato com pesquisadores da NOAA e da África do Sul quanto a equipamentos de medições de CO2 marinho embarcado. Desenvolvido pré-projeto para instalação de sensores de CO2 marinho nas boias ATLAS do Projeto PIRATA, em parceria com o laboratório PMEL/NOAA.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Desenvolver os modelos componentes da versão global do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).20 novas simulações para testar o desempenho do MBSCG na América do Sul realizadas. Simulações com o MBSCG estão sendo realizadas.
1.02 - Desenvolver os modelos componentes da versão regional do modelo brasileiro do sistema terrestre (RESM).Workshop inicial do RESM realizado. Workshop não foi realizado.
1.03 - Integrar os modelos e gerar cenários climáticos de longo prazo e estudos de impactos, vulnerabilidades e adaptação.i) Simulações com o MBSCG - fase de continuação das rodadas e análise dos resultados parciais; ii) Simulações com o HadGEM2-INPE-ES - fase de avaliação de resultados. i) O Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, versão acoplada oceano-atmosfera (BESM-OA2.3) foi integrado por períodos de 10, 30 e 100 anos em modo de conjunto, com CO2 atmosférico variável segundo Mauna Loa, em modo de conjunto, totalizando 2500+ anos de integrações, com simulações do clima presente e previsões do futuro próximo, no período de 1961 a 2035. Também foram realizadas integrações com duração de 100 anos a partir de 1961, mantendo a concentração de CO2 atmosférico fixo e com acréscimo de 1% ao ano. ii) A simulação histórica com a versão padrão do modelo HadGEM2ES INPE foi finalizada e os resultados foram analisados. As demais simulações ainda estão sendo geradas e tiveram apenas resultados parciais analisados. Estima-se que o término das simulações seja entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
1.04 - Desenvolver estudos e análises dos cenários de mudanças climáticas para subsídio a políticas públicas e planejamento estratégico.1 relatório Científico e 1 artigo científico produzidos. Dois artigos submetidos para a revista Climate Research sobre mudanças de clima e estudos de impactos, vulnerabilidade e adaptação na região metropolitana de São Paulo, para definição de políticas públicas de adaptação nesta cidade.
1.05 - Desenvolver avaliações integradas de clima, vulnerabilidade e impactos segundo os moldes do IPCC para o Brasil.- Grupos de trabalho 2 e 3 do PBMC ainda não terminaram os sumários que deverão estar prontos para o quarto trimestre de 2012. Relatório do Grupo de trabalho 1 está em fase de consulta pública.
1.06 - Disseminar resultados científicos da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.Reuniões internas de coordenação e apresentação de resultados dos componentes do INCT para MC e REDE CLIMA realizadas. Divulgação dos resultados obtidos pelas diferentes sub-redes e subprojetos na revista online CCST Informa (de divulgação quinzenal). Participação da equipe de disseminação do conhecimento da Secretaria Executiva da Rede CLIMA e do INCT-MC na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), com stand próprio e atividades associadas. Iniciados preparativos para Semana de Ciência e Tecnologia 2012 em São José dos Campos e preparação de todo o conteúdo que o INPE irá apresentar nesta mesma semana em Brasília. Palestras em escolas de São José dos Campos sobre 'Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza'. Finalização do Relatório Anual 2011 do INCT-MC, do texto para cartilha da Pegada Ecológica, revisão técnica e de linguagem da versão em português das 9 recomendações para a Rio + 20 que resultaram da Conferência Planet Under Pressure.
1.07 - Desenvolver esquemas de vegetação e uso da terra no Brasil para mudanças climáticas.i) Mapas atualizados da cobertura e usos da terra da Amazônia brasileira compatíveis com o modelo de superfície do MBSCG elaborados; ii) Elaboração de mapas atualizados da cobertura e usos da terra da Região Sudeste do Brasil compatíveis com o modelo de superfície do MBSCG iniciada. Mapa da cobertura e usos da terra do Nordeste do Brasil (ano base 2000) - compatibilizado com o modelo de superfície do MBSCG. Implementação numa primeira versão do MBSCG. Mapa da cobertura e usos da terra do Nordeste do Brasil (ano base 2010) em atualização.
1.08 - Desenvolver pesquisa em climatologia do Atlântico Tropical e Sul com rede de boias ancoradas do projeto PIRATA.i) Reunião do Comitê Nacional do Projeto PIRATA-BR realizada; ii) Reunião do Scientific Steering Group (SSC) e Resources Group (PRB) do Projeto PIRATA; Internacional em Kiel, Alemanha realizada; iii) Comissão oceanográfica PIRATA-BR 13 realizada. Reunião do Comitê Nacional PIRATA BR realizada dias 30-31/Julho/2012. Reunião internacional Projeto PIRATA em Kiel, 10-13/Setembro/2012; Comissão oceanográfica PIRATA-BR XIII adiada para janeiro/2013 devido a extensão de período de reparos do Navio Oceanográfico ANTARES da DHN.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Desenvolver os modelos componentes da versão global do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).i) Nova versão do MBSCG disponibilizada; ii) Workshop anual do MBSCG realizado. i) Nova versão do MBSCG (BESM-OA2.3) disponibilizada. ii) Versão 1.0 do código do modelo de superfície (INLAND) do MBSCG disponibilizada; iii) Workshop da componente de superfície do MBSCG realizado nos dias 27 e 28 de novembro; iv) Treinamento do código do modelo de superfície do MBSCG realizado no dia 28 de novembro no INPE em Cachoeira Paulista.
1.02 - Desenvolver os modelos componentes da versão regional do modelo brasileiro do sistema terrestre (RESM).Relatório científico produzido. Elaborados os testes inicais. RESM ainda não finalizado (previsão para o segundo trimestre 2013).
1.03 - Integrar os modelos e gerar cenários climáticos de longo prazo e estudos de impactos, vulnerabilidades e adaptação.- Simulação histórica com a versão padrão do modelo HadGEM2ES INPE finalizada e resultados analisados. As demais simulações ainda estão sendo geradas e tiveram apenas resultados parciais analisados.
1.04 - Desenvolver estudos e análises dos cenários de mudanças climáticas para subsídio a políticas públicas e planejamento estratégico.1 relatório Científico e 2 artigos científicos produzidos. Dois artigos aceitos em Climate Research, artigos em revisão.
1.05 - Desenvolver avaliações integradas de clima, vulnerabilidade e impactos segundo os moldes do IPCC para o Brasil.Relatórios científicos dos Grupos I, II e III do PBMC (IPCC Brasil) produzidos. Relatórios do GT1, 2 e 3 em processo de revisão. Relatórios do GT1 deverão ser publicados em março de 2013.
1.06 - Disseminar resultados científicos da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.Conferência internacional conjunta do INCT Mudanças Climáticas, Rede Clima e FAPESP - PFPMCG (Programa FAPESP DE PESQUISAS EM MUDANÇAS globais) planejada para 2013. Divulgação dos resultados obtidos pelas diferentes sub-redes e subprojetos na revista online CCST Informa (de divulgação quinzenal). Participação da equipe de disseminação do conhecimento da Secretaria Executiva da Rede CLIMA e do INCT-MC na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), na Semana de Ciência e Tecnologia 2012 em São José dos Campos . Finalização do Relatório Anual 2011 do INCT-MC, do texto para cartilha da Pegada Ecológica, revisão técnica e de linguagem da versão em português das 9 recomendações para a Rio + 20 que resultaram da Conferência Planet Under Pressure.
1.07 - Desenvolver esquemas de vegetação e uso da terra no Brasil para mudanças climáticas.Mapas atualizados da cobertura e usos da terra da Região Sudeste do Brasil compatíveis com o modelo de superfície do MBSCG elaborados. Mapas atualizados da cobertura e usos da terra para o Estado de São Paulo. Demais estados da Região Sudeste em fase de processamento.
1.08 - Desenvolver pesquisa em climatologia do Atlântico Tropical e Sul com rede de boias ancoradas do projeto PIRATA.Reunião do Comitê nacional do Projeto PIRATA-BR realizada. Reunião antecipada e realizada em julho/2012.