Programa Interno em Clima Espacial (PCLE)

Gerente do Programa: Hisao Takahashi

Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Metas Físicas

1 - Concluir a implantação da infraestrutura para o Sistema Científico Brasileiro de Previsão do Clima Espacial.

2 - Implantar o Sistema de Monitoramento de Clima Espacial.

3 - Implantar Serviços Operacionais de Disseminação de Informação e previsão de Clima Espacial.



SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Concluir a implantação do Centro de Informação e Previsão do Clima Espacial.i) Planta da casa de força para nobreak preparada; espaço interno do Centro de Clima Espacial modificado. ii) Análise de viabilidade e projeto básico para aquisição dos sistemas de visualização operacional e áudio; videoconferência e controle de acesso às salas de operação finalizados. Resultados não alcançados: i) Iniciou- se contato com o setor de engenharia civil para elaboração da planta da casa de força. ii) Processo de aquisição do sistema de visualização iniciado em 03/2012.
1.02 - Concluir a instalação dos telescópios solares de Rádio Frequência (RF).Telescópios do BSS, SPECM e SPUA em operação. Correlacionador do BDA construído. Testes de rastreio para 16 antenas realizados. Construção das linhas de conexão de rede local finalizada. Telescópios em atraso. O BSS sofreu torções nas barras de suporte devido à ventos fortes e será reformado em 2012. A previsão de funcionamento é para dezembro. O SPECM ainda está em construção, com previsão de conclusão para Junho. O SPUA foi concluído, porém está aguardando conexão de internet com o Observatório. Previsão de construção até Dezembro. Concluído o Correlacionador do BDA. Teste de rastreio concluído em 10 antenas. A conexão de rede local está em processo de aquisição e a conclusão é esperada para Junho de 2012.
1.03 - Concluir a segunda fase da instalação do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE.29 unidades de plásticos cintiladores da Divisão Antártica Australiana (Austrália) transportadas para o OES/INPE (São Martinho da Serra, RS) e 12 Tubos fotomultiplicadores R877 transportados do INPE São José dos Campos para o OES/INPE (São Martinho da Serra, RS). Transportes realizados com sucesso.
1.04 - Concluir a segunda fase da instalação de sensores ionosféricos.Preparação da instalação das antenas de ionosonda e imageador em Boa Vista iniciada. i) Antena de ionosonda em Boa Vista: concluída. ii) Obras em Boa Vista: em andamento. iii) Transporte de container para Boa Vista: em preparação.
1.05 - Concluir segunda fase de instalação de sensores do GIC.Contatos com empresas de transmissão de energia elétrica para cooperação de monitoramento GIC. Os sensores da estação de Itumbiara da FURNAS estão instalados e em funcionamento.
2.01 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATSOL.Banco de dados do SPECM construído. Testes de transmissão dos pipelines do SPUA realizados. Banco de dados e pipeline do SPECM aguardando conclusão do rastreio para definição dos registros. A previsão de conclusão é para o terceiro trimestre.
2.02 - Implantar o sistema de aquisição de dados e gerar o banco de dados do ATMAG.Banco de dados do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE alimentado. Banco de dados do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE alimentado.
2.03 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATION.Receptores de GPS: dados transmitidos. Dados dos receptores de GPS transmitidos.
2.04 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATGIC.Informações sobre levantamentos geoeletromagnéticos já realizados sobre distribuição da condutividade elétrica em subsuperfície compiladas. Realizadas as emissões de boletins para FURNAS sobre a intensidade das correntes observadas durante as atividades magnéticas mais intensas.
2.05 - Aprimorar o sistema de banco de dados do Clima Espacial.i) Pipeline para os Dados de GPS - IBGE implantado; ii) Sistema de Gerenciamento de Metadados implantado. Mapeamentos de TEC e cintilação em operação.
2.06 - Aprimorar modelo ionosférico SUPIM para assimilação de dados.Sistema para assimilação de dados incluindo dados regionais de GPS/TEC e de digissondas (fase 2) em fase de desenvolvimento. Resultado não alcançado.
3.01 - Disponibilizar e divulgar produtos e informações do clima espacial para os usuários nas áreas de posicionamento pelo GNSS, telecomunicações, sistemas tecnológicos de superfície, sistemas espaciais e área acadêmica. Planejamento de divulgação de acordo com a planilha de requisitos (Relatório do Workshop) realizado. Planilha de requisitos em divulgação no Portal.
3.02 - Aprimorar o sistema de disseminação de informações: Portal EMBRACE-2011.Instalação e testes do portal EMBRACE-2011 no ambiente operacional do programa EMBRACE finalizados. O protocolo de adaptação da AGCs (novo portal) foi concluído e apresentado à equipe de desenvolvimento.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Concluir a implantação do Centro de Informação e Previsão do Clima Espacial.Processos de compras emitidos. Projeto de engenharia da casa de força finalizado. Projeto do sistema de visualização do centro CODE finalizado. A emissão de processos de compras em andamento.
1.02 - Concluir a instalação dos telescópios solares de Rádio Frequência (RF).Testes do correlacionador do BDA realizados. Testes de 10 receptores novos realizados. Construção do banco de dados do 7 GHZ finalizada. Telescópios em atraso ou manutenção. BSS aguarda reforma, com previsão de funcionamento em dezembro. SPECM em construção, com previsão de conclusão em setembro. SPUA foi concluído, porém aguarda conexão de internet com o Observatório. BDA: testes concluídos de novos alimentadores em 10 antenas e novos receptores em 5 antenas. Conexão de rede local em testes. Instalação de cabeamento e componentes do sistema de rastreio de todas as antenas em andamento.
1.03 - Concluir a segunda fase da instalação do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE.Trabalho de montagem dos módulos no Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE iniciado. Iniciado Trabalho de montagem dos módulos no Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE.
1.04 - Concluir a segunda fase da instalação de sensores ionosféricos.Documentação (RC) para processo de compra de serviços de instalação de antenas de digissonda, radar (fase 2) e imageador e transporte de container para Campo Grande iniciada. Resultados parcialmente alcançados (70 %). Obras em Boa Vista (instalação de antena) concluída. Transporte de container para Boa Vista adiado para 08/2012. Preparação de RC para transporte de ionosonda e imageador em andamento.
1.05 - Concluir segunda fase de instalação de sensores do GIC.Convênios com empresas de transmissão de energia para instalação de sensores firmados. Iniciou-se o Convênio com a FURNAS e a coleta de dados GIC.
2.01 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATSOL.Banco de dados alimentado pelo SPECM, SPUA E BSS. Estes resultados dependem do resultado do 1o trimestre.
2.02 - Implantar o sistema de aquisição de dados e gerar o banco de dados do ATMAG.Banco de dados do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE alimentado. O banco de dados do Muons em operação.
2.03 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATION.Digissonda/Fortaleza: dados transmitidos para o centro. Os dados foram transferidos para o centro.
2.04 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATGIC.Informação de GIC com dados de variação de campo geomagnético em estações no país compatibilizadas. Informações compatibilizadas.
2.05 - Aprimorar o sistema de banco de dados do Clima Espacial.Pipeline para os dados de ionosonda implantado. Implantado pipeline do digissonda com a visualização.
2.06 - Aprimorar modelo ionosférico SUPIM para assimilação de dados.Continuação e validação do sistema de assimilação de dados fase 2. Resultados do 1o trimestre parcialmente alcançados. Iniciou-se desenvolvimento de código computacional para assimilação de dados no modelo SUPIM. Os resultados dos demais trimestres sofrerão atrasos devido aos resultados do 1o trimestres não terem sidos alcançados.
3.01 - Disponibilizar e divulgar produtos e informações do clima espacial para os usuários nas áreas de posicionamento pelo GNSS, telecomunicações, sistemas tecnológicos de superfície, sistemas espaciais e área acadêmica. Projeto piloto de divulgação das informações para usuários dentro do novo Portal EMBRACE desenvolvido. Novo Portal Embrace homologado em junho.
3.02 - Aprimorar o sistema de disseminação de informações: Portal EMBRACE-2011.Operação normal do portal do programa EMBRACE iniciado. Novo portal na fase de homologação.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Concluir a implantação do Centro de Informação e Previsão do Clima Espacial.--
1.02 - Concluir a instalação dos telescópios solares de Rádio Frequência (RF).Testes de 16 receptores novos realizados. SPUA, BSS e SPECM em operação. Pipeline do 7 GHZ. Todos os 16 receptores foram testados como programado. Todos os sistemas entraram em operam localmente. O Pipeline ainda não foi implementado por falta de internet.
1.03 - Concluir a segunda fase da instalação do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE.Montagem dos módulos no Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE concluída. A instalação de 50 % das peças foi realizada com sucesso. Mas não foi concluída por falta de peças adicionais.
1.04 - Concluir a segunda fase da instalação de sensores ionosféricos.i) Digissonda e imageador em Boa Vista instalados; ii) Antenas do radar de Belém (fase 1) instalada; iii) Instalação das antenas de ionosonda e imageador em Campo Grande e radar de Belém (fase 2) iniciada. Torre da antena concluída e digissonda transportada, em Boa Vista. Container não transportado para em Boa Vista. Antenas de Belém não transportadas.
1.05 - Concluir segunda fase de instalação de sensores do GIC.Novos sensores para instalação preparados. Os sensores foram preparados em laboratório, como programado.
2.01 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATSOL.Banco de dados do BDA, SPECM, SPUA construídos e BSS alimentando produtos na página. Bancos de dados do BDA, SPECM, SPUA construídos, como planejado originalmente. BSS alimentando produtos na página de teste. Há problemas de conexão de internet.
2.02 - Implantar o sistema de aquisição de dados e gerar o banco de dados do ATMAG.Banco de dados do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE alimentado. Banco de dados do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE alimentado, mas com internet precária.
2.03 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATION.Magnetômetros: dados transmitidos. Os dados foram transferidos para o centro.
2.04 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATGIC.Banco de dados com informação sobre condutividade elétrica no portal do Clima Espacial disponibilizado. Banco de dados foi implementado localmente junto ao sensor. Dados disponibilizados graficamente na página de pesquisa.
2.05 - Aprimorar o sistema de banco de dados do Clima Espacial.Aplicação para as Digissondas implantada. Análise e Projeto para a Aplicação do TEC-IBGE , finalizados. Aplicação de DGS implementada. Análise e Projeto do TEC IBGE finalizados.
2.06 - Aprimorar modelo ionosférico SUPIM para assimilação de dados.Testes do sistema de assimilação de dados fase 2 iniciados. Assimilação de dados de DGS concluídos. Metodologia de assimilação de GPS TEC concluída. Faltam os testes de assimilação dos dados de GPS TEC.
3.01 - Disponibilizar e divulgar produtos e informações do clima espacial para os usuários nas áreas de posicionamento pelo GNSS, telecomunicações, sistemas tecnológicos de superfície, sistemas espaciais e área acadêmica. Requisitos de disponibilização possíveis de serem divulgados imediatamente atendidos. Diversos novos produtos lançados (Magnetometros, Mapas de TEC e cintilação redesenhados em tempo quase real, diagramas de radiação solar).
3.02 - Aprimorar o sistema de disseminação de informações: Portal EMBRACE-2011.Atividades de manutenção do portal EMBRACE em andamento; estudos para o portal EMBRACE-2012 iniciados. Novo portal finalizado e disponibilizado para testes na web (passível de pequenos ajustes devido a situação não previstas no projeto, incluindo vulnerabilidades de segurança).


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Concluir a implantação do Centro de Informação e Previsão do Clima Espacial.Equipamentos adquiridos e salas de operação concluídas. Todos os processos em andamento foram concluídos e empenhados. Todos encontram-se encaminhado para publicação do edital, após conclusão de processos internos do INPE.
1.02 - Concluir a instalação dos telescópios solares de Rádio Frequência (RF).Primeiros testes de síntese de imagem solar bidimensional finalizados. SPUA, BSS e SPECM e 7 GHz em operação. Todos testes foram realizados, mas a operação completa ainda depende de internet.
1.03 - Concluir a segunda fase da instalação do Detector Multidirecional de Muons do OES/INPE.Novos módulos calibrados e adaptações no software de aquisição de dados realizadas. A falta de 50 % das peças impediu a calibração, mas os novos softwares foram testados.
1.04 - Concluir a segunda fase da instalação de sensores ionosféricos.i) Digissonda do imageador de Boa vista em operação. ii) Digissonda e imageador em Campo Grande e antenas do radar de Belém em instalação. Torre da antena concluída, container e digissonda transportados para Boa Vista. Testes do Imageador em São José dos Campos ainda não finalizados. Antenas de Belém não transportadas.
1.05 - Concluir segunda fase de instalação de sensores do GIC.Novos sensores com transmissão online de dados instalados e em operação. Os sensores não foram instalados em novas linhas de transmissão de energia.
2.01 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATSOL.Testes de transmissão do BDA realizados. SPECM, SPUA E BSS alimentando produtos na página. Os bancos de dados testados e aprovados na versão original, mas os problemas de transmissão de dados devido à falta de conexão de internet persistem.
2.02 - Implantar o sistema de aquisição de dados e gerar o banco de dados do ATMAG.Ajustes no banco de dados para nova configuração do DMM realizados. Os bancos de dados testados e aprovados na versão original, mas os problemas de transmissão de dados devido à conexão de internet persistem.
2.03 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATION.Digisonda, Magnetometros e receptores GPS em operação. Magnetômetros em operação, GPS em operação, mas a digissonda ainda está em fase de instalação.
2.04 - Implantar o sistema de aquisição e transmissão de dados e gerar o banco de dados do ATGIC.Informação de GIC e taxa de variação do campo geomagnético no portal do Clima Espacial disponibilizada. Informação da taxa de variação do campo geomagnético foi disponibilizada no portal do Clima Espacial, mas a informação sobre GIC ainda precisa ser trabalhada para ser inserida no portal.
2.05 - Aprimorar o sistema de banco de dados do Clima Espacial.Testes finais da Aplicação para as Digissondas realizados. Implantação e Testes da Aplicação TEC - IBGE realizados. Testes finais da aplicação para as Digissondas e TEC - IBGE realizados.
2.06 - Aprimorar modelo ionosférico SUPIM para assimilação de dados.Mapas regionais de TEC obtidos com assimilação de dados de GPS/TEC e de digissondas disponibilizados. Mapas regionais disponibilizados com assimilação de dados de GPS/TE. Assimilação de dados de digissondas em fase final de testes.
3.01 - Disponibilizar e divulgar produtos e informações do clima espacial para os usuários nas áreas de posicionamento pelo GNSS, telecomunicações, sistemas tecnológicos de superfície, sistemas espaciais e área acadêmica. Ajustes de divulgação de informações caso-a-caso (pequenas correções) realizados e desenvolvimento de produtos de médio prazo iniciado. Todas as atividades do PCLE estão concluídas, mas o sistema do INPE ainda não foi compatibilizado para divulgar a informação.
3.02 - Aprimorar o sistema de disseminação de informações: Portal EMBRACE-2011.Atividades de manutenção do portal EMBRACE em andamento; atividades de implementação do portal EMBRACE-2012 iniciadas. Novo portal finalizado e disponibilizado para testes na web (passível de pequenos ajustes devido a situação não previstas no projeto, incluindo vulnerabilidades de segurança).