Mulher, Home & Office

O público alvo desse curso abrange todos os interessados no assunto e não possui pré-requisitos. O objetivo é mostrar conceitos básicos de engenharia espacial, em particular ligados ao movimento de veículos espaciais. Mostrará também diversos tipos de missões, tanto brasileiras como internacionais, bem como seus resultados. O curso fornecerá certificados de participação a quem assistir pelo menos sete das onze aulas.

A Engenharia das Missões Espaciais


Local: Via Webex – o link será disponibilizado aos participantes via e-mail.

Realização: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.

Inscrições: Via formulário disponível nessa página e via e-mail:
extensaoengespacial
até o dia 15/09/2021 às 23h59 - Vagas Limitadas!

Inscrições



Período de inscrição finalizado em: 15/09/2021 às 23h59!



Descrição

1 aula semanal de 45 min + 30 min de perguntas e debate por 11 semanas.

Inicio 22 de setembro.

Participantes: Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, Jhonathan Orlando Murcia Pineros, Allan Kardec de Almeida Junior, Dairo Cuellar, Rodolfo Batista Negri, Safwan Aljbaae, Luis Otávio Marchi, Leonardo Barbosa Torres dos Santos, Jean Carvalho.


Comunicado aos interessados no Curso de extensão "A Engenharia das Missões Espaciais"

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos pelo interesse demonstrado, bem acima de nossas expectativas. Recebemos até o momento mais de 1000 inscritos.

Sendo assim, visando atender a todos os interessados, optamos por transmitir o curso através do canal oficial do INPE no Youtube para que todos possam acompanhar o curso, até com liberdade de horários.

O funcionamento será assim:

  • O acesso ao Youtube será público, sem necessidade de senhas ou inscrição.
    Não será possível emitir certificados aos participantes, mas todos poderão assistir às aulas. O endereço é: https://www.youtube.com/inpemct;
  • A transmissão ao vivo será sempre às 19:00 horas do dia da aula;
  • Os primeiros 80 inscritos nas vagas públicas terão acesso via Webex e receberão as instruções de como acessar a aula. Esses participantes receberão certificados de participação, caso assistam pelo menos 7 das aulas. Até 17 de setembro confirmaremos os aceites para essa modalidade. Sem limite de idade ou escolaridade.
  • O Curso é gratuito nas duas formas.

Enfatizamos que o público alvo é bem amplo. O curso não possui pré-requisitos, nem mesmo curso superior. A ideia é mostrar conceitos básicos de engenharia espacial, em particular ligados a órbitas de veículos espaciais. Mostrará também diversos tipos de missões, brasileiras e internacionais, bem como seus resultados.

Não se trata de curso de pós-graduação com direito a créditos atuais ou futuros nos cursos do INPE e o nível das aulas será básico, focado em divulgação científica.

Todas as informações serão disponibilizadas nesse site.

O cronograma atual de aulas segue abaixo. Podem ser necessárias algumas alterações em função de agenda dos professores, mas todos serão comunicados nesse site:


Programa

Programa
22/09 Aula 1 Introdução ao Curso. Como veículos espaciais se movem no espaço. O que são órbitas, quais os tipos e importância delas. Porque tantas missões chegaram a Marte ao mesmo tempo?
29/09 Aula 2 Os diferentes tipos de satélites: tamanho, peso, aplicações, etc. Satélites individuais e que atuam em constelações. O que eles podem e não podem fazer? Como são planejados os diferentes tipos de missões: comunicação, sensoriamento remoto, localização, etc. Quais as diferenças entre elas?
06/10 Aula 3 Como controlar o movimento e a direção de apontamento de um satélite no espaço. Porque isso é necessário.
13/10 Aula 4 A corrida a Lua. Motivação, técnicas, órbitas, descobertas, ganhos para a sociedade, etc.
20/10 Aula 5 Um histórico das principais missões realizadas pelo INPE: SCDs, CBERS, Amazônia, etc. Marcos do INPE desde sua criação. A linha do tempo dos 60 anos do INPE.
27/10 Aula 6 Missões interplanetárias. Aspectos físicos das manobras assistidas por gravidade. Um histórico de missões internacionais aos planetas gigantes: Voyager, Pioneer, Cassini, etc.
03/11 Aula 7 História das manobras assistidas por gravidade. Um histórico de missões internacionais aos planetas internos: Mercúrio e Venus. Aspectos científicos das missões espaciais a outros planetas e luas do sistema solar.
10/11 Aula 8 Um histórico de missões internacionais a pequenos corpos: asteróides, cometas, pequenos planetas, etc. O que descobrimos?
17/11 Aula 9 Benefícios terrestres das missões espaciais. O que usamos hoje em nosso dia-a-dia que veio de programas espaciais?
24/11 Aula 10 Consequências da exploração espacial: lixo espacial, satélites desativados, restos de foguetes, tipos de órbitas, colisões etc.
01/12 Aula 11 Constelações de satélites e atuais desafios da indústria espacial.

Material do Curso


Marcia Barbosa

Foto de perfil de Priscilla Sousa Frigi Raimundi

Márcia é professora titular de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências(TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho por mulheres na ciência ganhou, em 2009, a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. Em 2020 foi considerada pela ONU Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil.



Publicado Por: INPE
Última Modificação: Set 24, 2021 16h46