Você está aqui: INPE / CIITE 2020 / Programação

Programação


A programação do Curso de Inverno foi estruturada de forma a apresentar os sistemas e tecnologias espaciais com ênfase no projeto, construção, testes e operação de satélites. A programação é extensa, com duas semanas de palestras, visitas técnicas e atividades práticas.

Os tópicos abordados cobrem, além das disciplinas diretamente ligadas à área de tecnologia de satélites (cargas úteis, controle de órbita, comunicações, geração de potência, propulsão, térmica, estruturas, garantia do produto, segurança, etc.), a parte de aplicações, abordando as diferentes missões de satélites, noções sobre o ambiente espacial, aspectos históricos e geopolíticos relacionados à busca da autonomia no acesso e uso do espaço, o impacto das atividades espaciais sobre a economia dos países, dentre outros.

Serão apresentadas as missões espaciais em desenvolvimento atualmente no INPE, bem como uma breve descrição da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), bem como os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).

A título de informação, segue a programação implementada no CIITE-2019. A programação do CIITE-2020 será publicada em breve.

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jan 20, 2020 10h30